quinta-feira, 15 de julho de 2010

A profundeza das palavras de Amós Oz

O que teriam feitos os moradores daquela pequena aldeia cinzenta e triste para que todos os animais desaparecessem, anos atrás, com a escuridão da noite? Teriam os animais existido ou os desenhos da professora Emanuela foram copiados apenas da imaginação dessa mulher solitária?

O livro De repente, nas profundezas do bosque, do escritor israelense Amós Oz, é uma misteriosa história de crianças que cresceram temendo o demônio da montanha, Nehi, mesmo sem saber se ele existia, se tinha sido o responsável pelo desaparecimento dos animais e se os próprios bichinhos já estiveram por ali. A única certeza que tinham era a de que o bosque é perigoso e quem entrar nele irá pegar a "doença do relincho" e será caçoado por todos.

Mas duas crianças curiosas resolvem descobrir os mistérios das profundezes do bosque, mesmo que isso implicasse em serem perseguidas por olhares e palavras maldosas da aldeia que já tinha condenado ao deboche e ao isolamento outras crianças e adultos simplesmente por serem diferentes.

Nenhum comentário: